Geada , como proteger as suas plantas?
GEADA, E AGORA?

Data

Não se fala em outro assunto aqui no interior de São Paulo essa semana que não seja a frente fria que estaremos enfrentando a partir dessa noite, e nós que amamos plantas precisamos estar atentos aos efeitos que esse fenômeno atmosférico pode trazer sobre nossas espécies. Geada e agora, como proteger as suas plantas?

A geada pode provocar a morte das plantas ou de suas partes (folhas, caule, frutos, ramos), em função da baixa temperatura do ar, que acarreta congelamento dos tecidos vegetais, havendo, ou não, formação de gelo sobre a planta.

Geada , como proteger as suas plantas?

Por esse motivo alguns cuidados podem ser tomados para evitar ou pelo menos minimizar os danos e proteger suas plantas da geada. Separa o papel e a caneta porque preparamos dicas de ouro pra você.

VAMOS LÁ:

 REGA
Diferentemente do verão, regar as plantas no inverno exige mais cuidado. O ideal é molhar mais a terra sem regar as folhas, pois as gotas de água facilitam que a geada as queime. Outra dica para proteger as plantas é escolher regá-las no final da tarde, antes da noite, ou em horários mais amenos. No entanto, é preciso ficar de olho no termômetro e evitar a rega quando a previsão estiver abaixo dos 10 graus.
AMBIENTE IDEAL
Com a ação do vento, da chuva e do frio, se você tiver vasos plantados, nada melhor do que levá-los para áreas mais quentinhas e cobertas, como sua própria casa. A dica é bem simples, mas pode proteger as plantas – e muito.
Geada ILUMINAÇÃO
Se você tiver janelas e espaço, prefira colocar os vasos perto da claridade para que as plantas recebam mais luminosidade. Quando estão dentro de casa, as plantas precisam se menos rega, e, longe das ações do tempo, a evaporação será ainda mais demorada – por isso é comum que a planta armazene água por um período bem maior, diminua a rega nesse caso.
ADUBAÇÃO
Uma planta bem nutrida é uma planta forte e protegida. Adubar nunca é demais quando se fala em cuidar e proteger as plantas, mas, no inverno, alguns truques podem melhorar a adubação. Adubos com fósforo e potássio abundantes e pouco nitrogênio são os melhores para que as plantas resistam às baixas temperaturas.

Gostaram das dicas? Então corre compartilhar esse artigo com seus amigos e prepare todo mundo pra manter o seu jardim lindo e protegido desse fenômeno atmosférico que vamos enfrentar.

Ah e não se esqueça de conferir nossos outros POSTS aqui do BLOG da Jacarandá, sempre trazemos novidades e dicas valiosas para que você tenha um jardim de sucesso!

“Jacarandá Paisagismo, trazendo a natureza para dentro da sua casa”.

Mais
Posts