Além da estética, paredes verdes podem contribuir para o conforto térmico dos ambientes
PAREDE VERDE

Data

Você sabia que o conforto térmico é outra vantagem das paredes verdes e que em dias quentes, podem diminuir em até 6°C a temperatura das paredes internas dos edifícios?

Pois é, acontece que quando o sol bate na parede revestida pelos acabamentos comuns como alvenaria e afins o calor é transmitido para dentro e, se está frio do lado de fora, o ambiente interno acaba perdendo calor para o externo, quando se é usado um muro vivo, cria-se um revestimento vegetal que evita a perda ou o ganho excessivo de calor no interior da edificação contribuindo para um ambiente mais agradável.

Por isso investir em PAREDE VERDE não é só ganho estético, mas conforto ambiental essencial para muitos projetos arquitetônicos.

A Domotik Arquitetos (@thiago.domotik) empresa especializada em RETROFIT e conforto ambiental, fez um teste em nosso escritório no ano passado, eles mediram a temperatura através de uma câmera térmica antes da instalação da parede verde e depois da instalação novamente, o resultado foi que que nas paredes internas, a redução da temperatura de superfície foi de aproximadamente 4.4º C.

Entenda o processo:

1.Levantamento Térmico local (superfície):

A primeira etapa é realizada através de uma medição com uma câmera térmica e um termostato para diagnóstico da temperatura de superfície. As medições são realizadas nas paredes internas e externas;

2.      Extração dos resultados:

A primeira etapa é realizada através de uma medição com uma câmera térmica e um termostato para diagnóstico da temperatura de superfície;

3.Instalação da parede verde:

Execução da instalação dos vasos com plantas que serão aplicados na superfície vertical, no caso parede.

4.Aferição pós instalação:

Posteriormente a instalação da parede verde, uma nova avaliação é realizada para se avaliar a temperatura de superfície e emissividade da parede avaliada.  

METODOLOGIA

“Ressalta-se que, para todas as medições com efeito de comparação, é necessário que os intervalos entre as medições sejam feitas em até 15 dias, para garantir as mesmas taxas de radiações diárias.

Medição realizada dia 09/05/2020 (parede externa)
Temperatura de superfície 39.3ºC
Emissividade: 0.95
Radiação média do mês:  3.91 kWh/m2.dia
Medição realizada dia 09/05/2020 (parede interna)
Temperatura de superfície 26ºC
Emissividade: 0.95
Radiação média do mês:  3.91 kWh/m2.dia
Medição realizada dia 19/05/2020 (parede externa)
Temperatura de superfície 28ºC
Emissividade: 0.95
Radiação média do mês:  3.91 kWh/m2.dia
Medição realizada dia 19/05/2020 (parede interna)
Temperatura de superfície 21.6ºC
Emissividade: 0.95
Radiação média do mês:  3.91 kWh/m2.dia

CONCLUSÃO:

Considerado-se que, a radiação média do mês de Maio foi de 3.91 kWh/m2.dia, com pouca variação de irradiação solar, podemos considerar que a taxa de ganho de irradiação foi uniforme em dias e horários semelhantes, ou seja, a contribuição do ganho de temperatura neste intervalo de 10 dias foi praticamente o mesmo.

Foi observado que, ao implantar um sistema de parede verde, houve um decréscimo de temperatura de aproximadamente 11.3ºC, muito provavelmente por efeito de evapotranspiração e nas paredes internas, a redução da temperatura de superfície foi de aproximadamente 4.4º C.

Desta forma, podemos concluir que, a colocação de um sistema de parede verde em fachadas, pode contribuir com a diminuição da temperatura interna radiante dos ambientes.

PAREDE VERDE
Imagem da Parede verde instalada na experiência.

Quer saber mais sobre esse e outros benefícios de uma PAREDE VERDE? Contate-nos pelo WhatsApp: 19 3549-6886 e te apresentaremos a melhor solução para o seu ambiente.

“Jacaranda Paisagismo, trazendo a natureza para perto de você”

Mais
Posts