Cipó de são João, você com certeza já viu essa espécie por aí, crescendo majestosa por alguma cerca, muro ou fachada. O que talvez ainda não saiba é que essa é uma das poucas espécies que florescem durante a estação mais fria do ano, o inverno.

Nome Científico:Pyrostegia venusta
Origem: Brasil.
Ocorrência Natural: Em todas as regiões brasileiras.
Conhecido popularmente como cipó de são joão, cipó-bela-flor, marquesa-de-belas, cipó-pé-de-lagartixa e cipó-de-lagarto, entre outros nomes, é nativo de várias regiões do Brasil, geralmente este cipó floresce de maio a setembro (tempo que varia de um Estado para o outro).
Cipó muito comum em bordas de mata e beira de estrada, ele raramente passa ao largo em função de sua cor: é de um laranja-vivo, exuberante.

O nome popular Cipó de São João se dá devido ao seu florescimento acontecer justamente no período das festividades juninas nos quatro cantos do País, inclusive é muito utilizado como artigo decorativo nessas ocasiões.
Além dessa aplicação específica ele também serve perfeitamente para cobrir pérgolas, cercas, treliças, muros e caramanchões.

Uma dica, no campo essa trepadeira é considerada erva invasora e pode causar problemas caso ingerida pelo gado, então tome cuidado.
Fique sempre atento aqui no BLOG DA JACARANDÁ pois estaremos sempre produzindo conteúdo relevante pra vocês que também amam a natureza.
Visite também nossas redes sociais e nos envie dúvidas ou pedidos de conteúdo.